5 segredos para quem tem o cabelo crespo

O cabelo crespo é um formato de cabelo que, assim como os demais, possui uma série de peculiaridades. Por conta de sua própria estrutura e condições, ele vai apresentar inúmeras características bem específicas de sua tipologia. Sendo assim, ele demanda cuidados especiais. Há muitos segredos para quem tem o cabelo crespo para cuidar dele da melhor forma possível.

Os cabelos crespos são lindos e podem ficar ainda melhores – se você for aplicar os segredos para quem tem cabelo crespo. Com essas dicas valiosas que iremos dar, o seu crespo ficará com uma beleza ainda mais marcante, aumentando o sem empoderamento e elevando a sua auto estima.

Como é a estrutura do cabelo crespo?

Antes de falarmos alguns segredos para quem tem cabelo crespo, é interessante conhecer melhor como é a estrutura desse cabelo, a fim de construir uma compreensão muito mais profunda da sua natureza e, consequentemente, seja possível fornecer cuidados mais apurados e eficientes.

Uma grande verdade é que os cabelos crespos possuem sim uma textura bem mais frágil que os demais tipos. Isso se dá desa forma por causa do folículo capilar.

estrutura do cabelo crespo
Cabelos crespos bem cuidados tem uma aparência maravilhosa e ficam lindos.

Os cabelos crespos se encaixa na categoria de descrição capilar do tipo 4 (a escala vai de 1 a 4 e de A a C). Ele é bem mais seco e a tendência é que ele também apresente um volume maior que os demais tipos. Contudo, isso não quer dizer de forma alguma que eles sejam menos bonitos. Eles possuem beleza e qualidade por si só. E com a ajuda de alguns cuidados extras, podem ficar ainda mais belos, poderosos e saudáveis.

Dentro dessa tipologia capilar de nível 4, temos:

  • 4 a: é um crespo que possui os cachinhos bem pequenos;
  • 4b: é um crespo que contém mechas frizadas no sentido de zigue-zague;
  • 4 c: é um crespo que não possui cachos definidos e é bastante encrespado.

Dicas especiais de produtos para cabelos crespos

Um dos segredos para quem tem cabelos crespos é utilizar produtos apropriados para o seu tipo de cabelo. De nada adianta usar produtos inadequados. Bem porque a formulação de um produto capilar contém substâncias pensadas para um determinado tipo de cabelo. Se você tem cabelo crespo e utilizar um condicionador para cabelos oleosos, por exemplo, isso vai ressecar ainda mais o seu cabelo.

Sendo assim, compre somente produtos voltados especificamente para cabelos crespos, secos ou cacheados. Neles você encontrará as substâncias que seu cabelo precisa para ficar realmente bem cuidado.

Por conta do próprio formato do cabelo, aquela oleosidade natural tem mais dificuldade para chegar às pontas e por isso elas ficam com o aspecto ressecadas. Nesse sentido, procure comprar produtos que contenham vitamina B5, elastina, silicones e queratina, por exemplo.

Veja abaixo outras dicas para cuidar do seu cabelo:

Infalíveis segredos para quem tem cabelo crespo

Elencamos abaixo 5 infalíveis segredos para quem tem cabelo crespo:

1. Lave em dias alternados

Um dos segredos para quem tem cabelo crespo é que, por mais que às vezes se queira, não se pode lavar esse tipo de cabelo todos os dias. Isso vai acabar com a pouca hidratação que esse cabelo ainda tem. Lave seu cabelo em dias alternados, ou seja, dia sim, dia não. Isso vai fazer com que a sua baixa umidade fique retida nos fios e ele fique menos seco.

Além disso, procure usar shampoos com propriedades hidratantes e propriedades de controle de volume.

2. Faça hidratação ao menos uma vez por semana

É fundamental que você hidrate o seu cabelo crespo ao menos uma vez por semana. Ela é praticamente obrigatória, pois é através dela que ocorrerá a reposição dos nutrientes e a eliminação da oleosidade.

3. Utilize soro fisiológico antes de pentear o cabelo

Antes de você pentear o seu cabelo, aqui vai uma dica de ouro: dê uma leve umedecida nos fios utilizando o soro fisiológico. Faça isso antes de passar seu creme de pentear. Essa prática auxiliará na manutenção da hidratação e na definição dos cachos (nesse caso para os cabelos 4a e 4 b).

4. Use e abuse dos leave-ins

Ao invés de ficar dando aquela “passada de água” nos cabelos, o que pode acabar deixando-o ressecado, use um leave in, pois eles ajudam de fato na formação dos cachos.

5. Só penteie o seu crespo com ele molhado

Quem tem cabelo crespo sabe muito bem o quanto machuca e dói tentar pentear as madeixas com ele seco. Procure pentea-lo quando estiver devidamente molhado.

5 segredos para quem tem o cabelo crespo
Avalie Esse Artigo