Cabelos Embaraçados: Como Evitar
Se tem uma coisa que pode atrapalhar muito a vida das mulheres são os cabelos embaraçados. Uma vez que não é tão simples tirar um nó dos fios, e, muitas vezes, parece que a única solução é a tesoura.
Porém, tenha calma! Antes de sair cortando os cabelos, é interessante reconhecer as causas do problema e formas alternativas de tratá-lo. E foi pensando nisso que montamos o artigo de hoje.
Veja a seguir quais são as causas dos nós nos cabelos e o que você precisa fazer para extingui-los de sua vida.
As causas dos cabelos embaraçados
- Calor excessivo nos fios: Um dos principais vilões da saúde capilar são os aparelhos que provocam calor excessivo nos fios. Isso porque os mesmos são responsáveis por ressecar o nosso cabelo, retirando toda a hidratação. Como consequência, temos fios mais ásperos e propensos aos temidos nós.
- Fricção forte nos cabelos: Seja penteando com força, ou até mesmo esfregando a toalha para secar. Todas essas atitudes causam atrito nos seus cabelos e, como consequência, lá estão as mechas embaraçadas.
- Falta de hidratação: Esta tecla é sempre batida quando o assunto é causas de qualquer problema capilar. Acontece que quando os nossos fios não estão hidratados, eles ficam propensos a qualquer tipo de dano na sua estrutura. Dessa forma, os nós aparecerão nos fios que estiverem secos e sem vida.
- Amarrar o cabelo ainda úmido: Fazer coques, mesmo que “suaves”, nos cabelos molhados, pode ser fatal. Além de enfraquecer o fio, ainda o quebra e forma os nós.
- Não pentear o cabelo úmido: Outro grande erro é esperar o cabelo secar para pentear. Assim, os nós ficarão mais firmes e difíceis de serem desfeitos.
Como evitar os cabelos embaraçados
Por fim, agora que você já sabe quais são as principais causas do problema, é hora de trabalhar para revertê-lo. Dessa forma, procure começar hoje mesmo a cuidar dos seus fios da seguinte forma:
- Hidrate sempre: A hidratação deve ser de, no mínimo, 3 vezes na semana. Isso inclui as hidratações rápidas com máscaras de 5 minutos, por exemplo. Assim, o seu cabelo começa a recuperar a sua emoliência, ficando menos propenso aos fios embaraçados.
- Utilize creme sem enxágue e penteie ainda molhado: Aplicar um bom creme hidratante sem enxágue é uma ótima opção. Afinal, ele irá hidratar e deixará o cabelo mais “molinho” para pentear. E sempre penteie o cabelo ainda molhado! Mas não vale puxar os nós com força, ok?
- Penteie os fios com os dedos, durante o banho: Assim que você for aplicar o condicionador, procure “pentear” os cabelos com os dedos. Desse modo você já elimina os nós em grande parte, além de massagear o produto nos fios.
- Durma com fronhas de cetim: O cetim ajuda os fios a deslizarem e não proporciona atrito do cabelo com o travesseiro. Assim, os fios ficam mais protegidos e menos suscetíveis ao embaraçado.
- Faça um coque ou uma trança suave para dormir: Prender o seu cabelo, suavemente, para dormir, é uma opção interessante. Afinal, desse modo o seu cabelo não corre o risco de “embolar” durante a noite.
- Penteie frequentemente: Mas isso não quer dizer em excesso, ok? Estamos falando de pentear os cabelos de 2 a 3 vezes por dia. Para não correr o risco de ficar muito tempo sem ver uma escova e os fios ficarem emaranhados.
Contudo, seguindo estas dicas os cabelos embaraçados não farão mais parte da sua rotina.
Related Posts
-
Receitas Caseiras para Cabelos Cacheados e Crespos
Nenhum comentário | dez 29, 2016 -
Como Eliminar a Caspa Causada Pela Progressiva
Nenhum comentário | jun 8, 2018 -
10 Receitas caseiras para os cabelos
Nenhum comentário | jul 13, 2016 -
Gengibre no Cabelo: Como Usar Para Acelerar o Crescimento
Nenhum comentário | jul 11, 2018