Chapinha: Como Fazer O Liso Durar Mais Tempo
|Muita gente sempre se pergunta qual é a melhor maneira de passar a chapinha para fazer o liso durar mais tempo. E, por essa razão, muitas mulheres acabam recorrendo à química, pois supostamente a chapinha não proporciona um efeito liso duradouro.
E é exatamente por esse motivo que montamos o guia abaixo. Nele te ensinaremos tudo sobre como pranchar o cabelo da forma correta e, a partir disso, usufruir de um liso perfeito que dure mais tempo. Acompanhe a seguir:
Dicas para fazer o liso da chapinha durar mais
Abaixo listamos os principais cuidados que você deve ter com a chapinha para o liso durar mais.
Temperatura
O primeiro ponto que você deve considerar é a temperatura da sua chapinha. Por essa razão, é imprescindível que você adquira uma de qualidade, daquelas que é possível controlar a temperatura da chapa.
Dessa maneira, siga o nosso guia abaixo para escolher a temperatura ideal para você:
- Cabelos finos: aqueça a chapinha entre 140° C à, no máximo, 170° C.
- Cabelos grossos: aqueça a chapinha entre 210° C à, no máximo, 230° C (mais que isso irá danificar os fios).
- Cabelos finos com química: aqueça a chapinha em 150° C.
- Cabelos grossos com química: aqueça a chapinha em 200° C.
Chapinha é para cabelo limpo
Se você está com o cabelo “sujo”, de nada adiantará investir tempo em uma pranchada no cabelo. Afinal, a poluição, a sujeira e a oleosidade inibirão os efeitos da chapinha, deixando o cabelo duro, sem movimento e opaco.
Por essa razão, só alise o cabelo quando ele estiver limpo (e seco!).
Use um bom protetor térmico
Os protetores térmicos servem para outras funções, além de proteger de fato o fio. Um bom creme termo-ativado auxiliará no processo de alisamento dos fios, selando as cutículas e proporcionando brilho e maciez ao cabelo.
Passe a chapinha devagar
Se engana quem acha que passar a chapinha diversas vezes é a melhor opção para alisar. Aliás, muito pelo contrário! Pranchar várias vezes a mesma mecha só retirará toda a hidratação dos fios, deixando-os sem vida, opacos e, consequentemente, o liso durará menos tempo.
Por essa razão, passe a chapinha bem devagar (mas sem parar o movimento, ok?). E somente assim, se necessário, passe-a novamente. Sem ultrapassar o máximo de 4 vezes na mesma mecha.
Use em mechas menores
Outro grande erro que faz a chapinha durar menos e ficar com um efeito pouco alisado, é passar a prancha em mechas grandes demais. Assim, você tem a ilusão de que alisou, sendo que muitos fios nem entraram em contato com a cerâmica. Como consequência, estes fios que não foram bem alisados poderão arrepiar, formando o volume e fazendo com que o aspecto liso desapareça pouco depois.
Sendo assim, opte por mechas menores! Passando a prancha devagar e sem parar.
Não passe as mãos no cabelo
Por fim, não passe as mãos no cabelo o tempo todo. Caso contrário, a oleosidade e a sujeira que temos em nossas mãos serão responsáveis por danificar o efeito liso. E, como consequência, o seu cabelo ficará armado, com aspecto sujo e sem brilho.
Contudo, agora que você já conhece todos os cuidados necessários para uma chapinha perfeita, vá em frente e alise o seu cabelo do jeito que ele merece!