Umectação a Francesa: passo a passo para fazer em casa

Umectação é uma prática já largamente conhecida por quem realiza o cronograma capilar. Porém além desse modelo tradicional de aplicação, há um outro modo de ampliar ainda mais o grau de nutrição proporcionado por essa técnica. Ela é uma aplicação igualmente simples. A diferença maior reside no preparo do óleo vegetal antes do passo a passo em si. É a chamada umectação a francesa.

O que é umectação a francesa?

A umectação a francesa nada mais é do que uma forma de tratamento para efetuar a nutrição dos fios, utilizando-se para isso um óleo vegetal. Até aí, nada de diferente com relação a umectação comum, não é mesmo? O diferencial dessa umectação francesa começa no fato de que nesse presente caso, o óleo é aquecido em banho-maria e aplicado ainda morno nos fios secos.

Umectação a Francesa

Há algumas pessoas que recomendam aplicar esse óleo quente, mas por uma série de razões, recomendamos que dê preferência para a aplicação dele morno. Você pode estar se perguntando nesse exato momento “creio que seja possível aquecer essa óleo, afinal, calor é calor’. Aí que você se engana. O tipo de aquecimento efetuado pelo microondas acaba fazendo com que o óleo perca todo o potencial do seus componentes.

No que a umectação francesa e a umectação comum divergem?

Tanto a umectação francesa quanto a umectação comum possuem basicamente a mesma finalidade: que é nutrir os fios. O que essa nutrição faz, especificamente falando, é repor toda a gordura natural de que o cabelo necessita, eliminando a porosidade, acabando com todo o ressecamento. Isso vai proporcionar um maior brilho e coibir o surgimento de pontas duplas.

Em ambos os casos, a diferença maior, em sentidos práticos, é que o óleo vegetal é aplicado frio, na realidade brasileira. Na umectação francesa, o óleo é aquecido previamente, antes que se aplique o mesmo .

Passo a passo para fazer a umectação francesa

Os ingredientes necessários para se fazer a umectação francesa são:

  • O óleo vegetal que mais lhe agrada. Há uma infinidade de óleos vegetais: coco, uva, rícino, entre vários outros.
  • Um recipiente qualquer;
  • Panela;
  • Água;

Modo de preparo

  • Ponha o óleo vegetal em um recipiente qualquer ou então em um potinho, que pode ser de plástico mesmo;
  • Depois, coloque esse mesmo recipiente dentro de uma panela contendo água, de maneira com que o potinho não encoste na água;
  • Feito tudo isso, leve a panela ao fogo, até o momento do óleo esquentar;
  • Assim que notar que o óleo esquentou, tire o recipiente do banho-maria  aguarde até que a mistura fique morna.

Aplicação

  • Quando o seu cabelo estiver seco e “sujo”, aplique esse óleo em toda a extensão dos fios, mecha a mecha, enluvando da melhor forma possível.
  • Assim que você terminar toda a aplicação do óleo, é interessante que se coloque uma touca.
  • Deixe esse óleo ficar agindo por um período que vai de 2 a 4 horas.
  • Para tirar todo esse óleo do cabelo, use um pouco de água morna e a ajuda de um shampoo transparente, que empregue um grau de agressivamente falando

Veja como fazer no vídeo abaixo:

Pondo em prática a umectação francesa

A umectação francesa vem conquistando mais adeptos nos últimos tempos, por conta desse método diferenciado que faz toda a diferença em nossos. O cabelo, assim  como ocorre nas demais partes do corpo, também necessita de nutrientes para se manter forte e saudável.

Sugerimos fortemente  faça a umectação francesa. Pelo menos uma vez a cada semana. Seu cabelo irá adquirir um brilho sem igual, além de estar devidamente bem nutrido  protegido. Essa prática é válida tanto para low poo quanto para no poo. Pessoas  com cabelo em dia são mais felizes.

Umectação a Francesa: passo a passo para fazer em casa
Avalie Esse Artigo