Cronograma Capilar | Conheça tudo sobre esse Tratamento

cronograma capilar é uma importante técnica para quem quer manter os fios mais fortes e saudáveis. A partir de um calendário estruturado, é possível marcar os dias da semana que você fará a sua hidratação, nutrição e reconstrução. Assim, a tendência é que os seus cabelos fiquem muito mais fortes e bonitos.

Quer saber mais sobre esse método que mudou a vida de muitas mulheres? Então acompanhe este conteúdo até o fim.

cronograma capilar

O que é o cronograma capilar? Como funciona o cronograma capilar?

O cronograma capilar consiste em um “calendário” onde você decide e estipula os dias da semana para fazer a sua hidratação, nutrição e reconstrução. Ele costuma ser dividido em 30 dias, ou seja, você aplica o cronograma durante 30 dias, e depois que um novo mês se inicia, você o recomeça.

A função do cronograma é manter atendidas todas as necessidades do seu cabelo. Assim, é possível repor água, nutrientes e massa capilar de forma estruturada e consistente, garantindo um crescimento saudável, diminuição do frizz, brilho, força e menos pontas duplas. Entenda cada etapa do cronograma:

  • Hidratação: A hidratação capilar repõe a água nos fios. Ela é responsável por manter os cabelos mais macios e brilhantes.
  • Nutrição: A nutrição repõe a carga de nutrientes nos fios. Esse processo é responsável pelo crescimento capilar e força dos cabelos.
  • Reconstrução: A reconstrução repõe a massa perdida durante o dia a dia. Esse processo é responsável por diminuir as pontas duplas e a quebra, fazendo com que as pontas (especialmente) fiquem mais fortes, saudáveis e assim o cabelo cresça mais rápido.

Qual a importância e para que serve o cronograma capilar?

A importância do cronograma capilar envolve-se justamente com a saúde dos fios, na medida certa. Manter uma rotina de hidratação é sim importante, mas às vezes não é isso que o seu cabelo está precisando. Mas sim, a necessidade pode ser de uma nutrição profunda, ou uma reconstrução capaz de fortalecer os fios e auxiliar no crescimento.

Sendo assim, o cronograma serve para deixar os cabelos mais fortes, com menos frizz, saudáveis e hidratados. Afinal, você estará atendendo, de maneira recorrente, todas as necessidades dos seus fios.

cronograma capilar

Por quanto tempo devo fazer o Cronograma Capilar?

O cronograma capilar deve ser feito sempre. Ou seja, a partir do momento que você decide dar um bom tratamento para os seus fios, o cronograma deverá acontecer para sempre. Isso fará com que os seus fios permaneçam nutridos, fortes e saudáveis.

Entretanto, vale fazer um adendo aqui: o cronograma capilar não precisa ser imutável. Embora ele deva ser feito sempre, é necessário que você ajuste o dia da hidratação, nutrição e reconstrução, de acordo com às necessidades do seu cabelo.

Por exemplo, se você sofreu o temido corte químico, as reconstruções capilares deverão ser semanais. Mas, à medida que os fios se fortalecem, ela poderá ser a cada 15 dias, e depois, a cada 30 dias. Por isso é importante sempre avaliar a estrutura e o aspecto dos cabelos, a fim de tomar decisões mais coerentes e assim poder moldar o seu cronograma de forma eficiente.

Como montar o seu cronograma capilar? O que usar no cronograma capilar?

Para montar o seu cronograma capilar é essencial avaliar a saúde dos seus cabelos. Ou seja, nada de copiar o cronograma capilar da amiga ou da blogueira que você segue, ok? Veja algumas dicas que vão lhe ajudar a montar o cronograma perfeito:

  • Cronograma para cabelos secos e quebradiços: Os cabelos secos precisam de muita hidratação. Essa deverá acontecer pelo menos 3 vezes por semana. Quanto ao quebradiço, foque em fazer reconstruções a cada 10 dias. Já a nutrição poderá acontecer 1 vez a cada 15 dias.
  • Cronograma para cabelos oleosos: Cabelos oleosos requerem mais hidratação e nutrição. Foque em 2 vezes por semana fazer a hidratação e 1 vez por semana a nutrição. A reconstrução deve acontecer a cada 15 ou 20 dias.
  • Cronograma para cabelos normais: Cabelos normais, ou então, saudáveis, merecem um equilíbrio. Para isso, as hidratações devem acontecer 2 vezes por semana, a reconstrução a cada 30 dias e a nutrição a cada 12 dias.
  • Cronograma para cabelos secos, mas fortes: Cabelos secos, e que não estão quebradiços, precisam de um foco maior na hidratação e nutrição. Procure fazer 3 hidratações na semana, e em seguida, vá para a nutrição, a cada 6 ou 10 dias. Já a reconstrução deve acontecer a cada 20 dias.
  • Cronograma para cabelos oleosos e quebradiços: Cabelos oleosos e quebradiços também precisam de atenção. A nutrição e a reconstrução são peças-chave. Procure nutrir a cada 7 dias e reconstruir a cada 10. A hidratação deverá ser feita 2 vezes por semana.
  • Cronograma para cabelos com muito frizz: Para diminuir o frizz, a nutrição deve ser feita a cada 7 dias. A reconstrução também pode ajudar nesse aspecto, portanto, faça a cada 12 dias e foque em hidratação para amaciar o frizz.

cronograma capilar

Qual a ordem do cronograma capilar? Existe uma sequência fixa?

Como vimos no tópico acima, não existe uma ordem do cronograma capilar. É preciso encaixar a rotina de cuidados de acordo com o que os seus fios estão precisando. Assim será possível estabelecer uma consistência recorrente, dentro dos 30 dias, para perceber bons resultados nos fios.

Passado o período de um mês, reavalie as características dos seus fios e faça um novo cronograma capilar, baseado nas suas evidências capilares.

Os 05 Melhores Produtos para o Cronograma Capilar

Atualmente, existem muitos produtos capilares no mercado, que oferecem efeitos incríveis para os cabelos. A seguir vamos apontar quais são os cinco melhores para as suas madeixas ficarem ainda mais lindas:

1- Hidratante para cabelo cacheado

O hidratante para cabelo cacheado da Forever Liss é perfeito para mulheres que tem ondas e cachos mais fechados também. Ele promove hidratação profunda, ao mesmo tempo que dá um toque de reconstrução com a queratina.

cronograma capilar para cabelo cacheado

2- Reconstrutor poderoso para os fios

O SOS da Forever Liss é um dos mais poderosos reconstrutores de cabelo. Em apenas 5 minutos é possível diminuir a quebra, o emborrachamento e a porosidade dos frios quebradiços. Além disso, o cheirinho é maravilhoso!

cronograma capilar reconstrução

3- Máscara de nutrição

Para a nutrição profunda, nada melhor do que uma máscara de nutrição que conta com azeite de oliva na composição, não é mesmo? Essa é mais uma poderosa opção da Forever Liss.

cronograma capilar nutrição

4- Hidratante com efeito de “verniz”

O banho de verniz é perfeito para quem quer deixar os cabelos muito mais brilhantes e saudáveis. Ele sela as cutículas e mantém a hidratação dentro do fio, criando um efeito incrível.

cronograma capilar verniz

5- Máscara de hidratação intensiva (desmaia fios)

O desmaia cabelo, por sua vez, é adequado para quem quer diminuir o volume e manter a hidratação das madeixas. Em minutos você consegue sentir os cabelos muito mais macios, maleáveis e saudáveis.

cronograma capilar hidratação

Como fazer cronograma capilar para crescimento?

Para fazer o cronograma capilar para crescimento, foque na reconstrução e na nutrição. Além disso, não deixe de lado a hidratação semanal, ok? Mas é a reconstrução e os cuidados com as pontas dos fios que fará com que os seus cabelos cresçam rapidamente. Se perceber quebra nas madeixas, foque na reposição de massa capilar para causar um efeito de fortalecimento e impedir que os fios se partam, causando a quebra e a diminuição no comprimento.

Agora é só você montar o seu cronograma, de acordo com as suas necessidades, e assim usufruir de madeixas lindas e perfeitas!