Reconstrução capilar: aprenda a fazer facilmente

Os cabelos são parte da nossa identidade. Eles não são apenas uma parte do corpo, a qual precisamos cuidar por questão de saúde. Ele também integra a nossa auto estima e está presente nas nossas interações. Se quisermos cuidar bem do nosso cabelo, uma das coisas mais importantes e úteis que podemos realizar é a reconstrução capilar.

Mas você sabe o que é reconstrução capilar? Tem ciência de quando deve fazê-la? Sabe quais são os procedimentos necessárias para efetuar uma? Não deixe de ler esse artigo, pois explicaremos tudo o que você precisa saber sobre reconstrução capilar.

 O que é reconstrução capilar?

A reconstrução capilar nada mais é do que uma espécie de tratamento dos cabelos, que pode ser feita no salão ou em casa, cuja finalidade é promover uma verdadeira recuperação dos fios, quando estes se encontram absurdamente danificados. Cabelos que passaram por um processo química muito agressivo, como, por exemplo, progressiva, relaxamento, entre outros, acabam ficando com os fios completamente detonados.

Reconstrução capilar
Nossos cabelos precisam de cuidados diários. Fazer uma boa Reconstrução capilar no mínimo mensal é o mais recomendado.

A reconstrução capilar trabalha justamente para dar uma vida nova a esses fios. Ela é uma parte crucial do cronograma capilar. A queratina líquida, utilizada nesse processo, serve para ajudar na recuperação da massa capilar que se perdeu por conta dessas aplicações químicas pesadas. Essas aplicação químicas pesadas deixam os fios completamente porosos, elásticos e ressecados.

Muita gente faz um confusão enorme com a cauterização e o processo de reconstrução capilar. Em termos técnicos mais estritos, a cauterização faz quase o mesmo que uma reconstrução comum. A diferença é que a cauterização demanda uma selagem do fio por meio de uma ferramenta de calor. Já a reconstrução capilar, por sua vez, dispensa esse tipo de ação.

Quando devo fazer a reconstrução capilar?

Se você é alguém que segue o cronograma capilar, então já deve saber que ela é feita entre um e duas vezes ao mês. No caso dela ser feita duas vezes ao mês, o espaçamento entre uma reconstrução e outra deve ser de no mínimo 15 dias.

O que vai determinar se você irá fazer uma ou duas reconstruções capilares por mês é a condição na qual se encontra o seu cabelo. Se você notar, conforme citamos no tópico superior, que seu cabelo está poroso, ressecado e elástico, ele está mais necessitado de uma reconstrução e aí sim recomenda-se fazê-la duas vezes ao mês.

Passo a passo para fazer reconstrução capilar

Preste atenção e tome nota, pois forneceremos abaixo um passo a passo detalhado de como fazer reconstrução capilar:

  • Antes e depois de qualquer reconstrução, você deve fazer uma boa hidratação, para deixar os fios mais hidratados e macios. A reconstrução acaba fazendo com que os cabelos fiquem duros demais, mas é importante a sua realização para fortalecer os fios.
  • Atente para a utilização da máscara de reconstrução correta. Uma máscara de reconstrução pode ser composta por um ou mais das seguintes substâncias: queratina, creatina, arginina, colágeno, cisteína, aminoácidos, proteína hidrolisada do trigo;
  • Você irá necessitar dos seguintes elementos: um bom shampoo anti resíduos, queratina líquida, máscara de hidratação.
  • Primeiro de tudo, lave bem o cabelo com o shampoo anti resíduos
  • Com uma toalha ou secador, tire o excesso de água dos fios;
  • Faça a aplicação de queratina nos fios, mecha por mecha.
  • Coloque uma touca de plástico ou uma daquelas laminadas e aguarde alguns minutos;
  • Em seguida, enxágue com água em abundância;
  • Passadas 48 horas, lave os cabelos como de costume.

Veja como você pode fazer a reconstrução capilar caseira com a Julia Doorman:

Aprendendo como fazer reconstrução capilar

Aprender como fazer reconstrução capilar é bastante simples. Você só precisa se lembrar que não se deve fazer reconstrução em excesso, pois isso deixa o cabelo quebradiço. Obedeça a quantidade máxima de reconstruções mensais abordada nesse artigo.

Reconstrução capilar: aprenda a fazer facilmente
Avalie Esse Artigo